segunda-feira, 30 de maio de 2011

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Materia feita para o site O Estado RJ - Confira!!

http://www.oestadorj.com.br/?pg=noticia&id=1549

Avanços tecnológicos evidenciam a estética

Beleza e bem estar é uma realidade entre as mulheres

Banco de imagens
Por Luciana Fabris

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo país onde mais se realiza cirurgia plástica, fazendo da indústria da beleza  um mercado em potencial crescimento, perdendo apenas para os Estados Unidos. De acordo com um estudo feito pela marca de cosméticos Dove, 90 % das mulheres gostaria de mudar algo no corpo para ficar perto do ideal de beleza presente no imaginário delas.

Quando o verão chega, a possibilidade de tratamentos estéticos é enorme. A vaidade feminina fica aguçada e a corrida às clínicas triplica o número de atendimentos diários. Com recursos tecnológicos, seja pela cirurgia plástica ou o emprego de técnicas manuais e mecânicas, a medicina estética oferece os mais diversos caminhos para quem busca o bem-estar na beleza facial e corporal. 

A fisioterapeuta e pós-graduada em acupuntura, Eliane Vieira dos Santos, trabalha com alguns tratamentos como a carboxiterapia, drenagem linfática manual, corrente russa, endermoterapia, auriculoterapia, entre outros e, explica a função de cada um deles. Os tratamentos podem ser feitos todos juntos ou se o paciente preferir pode ser separado.

Conheça cada método 

A carboxiterapia consiste na aplicação de gás carbônico (CO2) que é injetado no tecido subcutâneo utilizando um aparelho com agulha muito fina. Isso melhora a circulação e oxigenação dos tecidos promovendo benefícios. Essa técnica combate a celulite, estria, flacidez e gordura localizada. A empresária, Maria Eduarda de Souza, 35 anos, faz sessões de carboxeterapia e comenta: â??Eu fiz para celulite e gordura localizada e tive um bom resultado, no próximo mês irei fazer mais sessões para ficar como eu precisoâ?�, explica.

Drenagem linfática manual desintoxica o organismo acelerando a circulação drenando o líquido. O seu resultado é a longo prazo. A estilista Carolina Ferreira, 30 anos, se preocupa com a beleza. â??Faço drenagem linfática manual uma vez por semana o ano inteiro por causa das varizes que tenhoâ?�, esclarece à estilista.

A corrente russa é a estimulação muscular e é realizado em pontos motores favorecendo a quebra de gorduras, por isso o músculo fica tonificado. Lembrando que essa técnica não é aplicada para gordura localizada.

Endermoterapia é um processo de sucção e rolamento nas regiões onde apresenta gordura localizada e celulite. Também funciona de forma alternada (sucção â?? interrupção ou deslizamento ascendente graduando a pressão para cada região do corpo). Para utilizar a endermoterapia tem de fazer primeiro uma avaliação, pois nem todos podem usar. Segundo a artista plástica Marta Medeiros, 40 anos, a endermoterapia foi a solução que ela encontrou para melhorar a celulite, pois tem medo de cirurgia e da carboxiterapia.

Auriculoterapia é acupuntura localizada na orelha, pode ser usadas sementes ou agulhas. Seu objetivo é diminuir a ansiedade, acalmar a mente, diminuir a fome e ajuda a drenar os líquidos.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Auriculoterapia



Auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento).A orelha é vista na China como um microssistema sendo representada como um "feto de cabeça para baixo", onde estão lá todos os órgãos, membros e pontos que nosso corpo possui. 

A orelha apresenta vários pontos específicos que correspondem a determinados órgãos do corpo humano. A orelha funciona como importante área de diagnóstico, feito com base em uma técnica que surgiu na China. A orelha tem um grande riqueza de nervos e vasos sanguíneos. Seus pontos acupunturais correspondem a junções de níveis energéticos e a nódulos nervosos que, uma vez manipulados, permitem a regularização e equilíbrio dos órgãos ou funções alteradas. Para a estímulação destes pontos podem ser usadas agulhas, esferas, sementes e outras técnicas.Na primeira consulta busca-se estabelecer qual o tipo de deficiência energética e emocional do paciente, e selecionar os pontos de acordo com o diagnóstico. Usualmente a freqüência é de uma vez por semana, porém em casos agudos as sessões poem ser antecipadas para duas vezes na semana. A duração do tratamento depende de cada patologia e a quato tempo, quanto mais recente, mais rápido o resultado.O tratamento através da Acupuntura Auricular, visa a normalização dos órgãos doentes, estimulando, sedando ou equilibrando os pontos reflexos, para restabelecer o equilíbrio alcançando-se assim ótimos resultados.


Acumpuntura



Apesar de ainda ser considerada uma terapia alternativa e ser tratada com certo receio por algumas pessoas, a Acupuntura vem a cada dia ganhando espaço entre os tratamentos de diversas patologias. Acredito que esse avanço seja em parte devido aos resultados insatisfatórios ou insuficientes de alguns tratamentos convencionais. Muitos pacientes chegam ao consultório com o relato de já ter passado por diversos médicos, feito vários exames, tomado medicação e não obtiveram melhora de seus sintomas. Muitas vezes, nem o diagnóstico do seu problema (o que para muitos já é suficiente). De maneira nenhuma isso deve ser tomado como regra, já que a Medicina Ocidental tem os seus méritos e excelentes resultados em uma diversa gama de patologias. Contudo, a Medicina Chinesa vai mais fundo no que diz respeito ao tratamento da causa dos sintomas. Trata o paciente de forma global, equilibra seu fluxo de energia no corpo, seda o que está em excesso e tonifica o que está em deficiência. Corpo e mente harmonizados fazem um indivíduo saudável, e é assim que a Acupuntura trata os diversos males sofridos por aqueles que procuram essa terapia.
Por ser um tratamento de natureza essencialmente preventiva, a Acupuntura aumenta determinantemente a resistência do organismo, fortalecendo a sua capacidade intrínseca de se defender das doenças. As observações clínicas e os experimentos científicos confirmam que esse tratamento regula e melhora as funções imunológicas, fortalecendo seu poder de se defender contra qualquer doença. Essa sua particularidade de prevenir doenças a torna de grande valia para a saúde em geral, por diminuir muito o número de doentes e, conseqüentemente os gastos individuais e públicos com a saúde, nos países onde o método já é praticado.
Segue uma lista de doenças e desordens cuja eficácia da Acupuntura está comprovada cientificamente segundo a Organização Mundial de Saúde:

Doenças do Trato Respiratório:
Sinusite aguda; Rinite aguda; resfriado comum; Tonsilite aguda; Afecções bronco-pulmonares; Bronquite aguda; Asma brônquica.

Distúrbios da cavidade bucal:
Odontalgias; Dor pós-extração dental; Faringites agudas e crônicas.

Distúrbios Gastrintestinais
Espasmos de esôfaco e cárdia; Soluços; Gastroptose; Gastrite aguda e crônica; Hiperacidez gástrica; Úlcera duodenal crônica; Colites agudas e crônicas; Disenteria bacteriana aguda; Constipação; Diarréia; Íleo paralítico.

Distúrbios Ortopédicos e Neurológicos e Clínica de Dor
Cefaléias; Enxaqueca; Neuralgia do trigêmeo; Paralisia facial; Paralisia Pós-AVC; Neuropatia periférica; Síndrome de Meniere; Disfunção neurogênica da Bexiga Urinária; Enurese noturna; Neuralgia intercostal; Periartrite escápulo umeral; Epicondilite lateral (cotovelo de tenista); Dores Ciáticas; Lombalgias; Artrite Reumatóide; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Trigemialgias; Fibromialgia; Distensões Musculares.

Psiquiatria
Distúrbios leves e moderados de Depressão, Angústia, Ansiedade e Insônia

Clínicas Diversas
Labirintite; Prisão de Ventre

Ginecologia
Distúrbios Menstruais; Infertilidade; Dismenorréia; Amenorréia; Metrorragia; Menorragia

Estética
Marcas de expressão; Rugas; Flacidez; Bolsas Sub-Oculares; Suavização de Estrias e Celulites; Enrijecer seios e nádegas.

Outros Benefícios
Aumento da vitalidade e energia.
Redução do estresse e maior relaxamento.
Rejuvenescimento da pele.
Controle do peso.
Livrar-se do fumo, álcool e drogas.
Aumento das funções físicas e atléticas.
Controle de dor.
Regularidade dos batimentos cardíacos e pressão sangüínea.
Estabilização do sistema imunológico



Carboxiterapia



O Que é Carboxiterapia?

A carboxiterapia é uma técnica estética não-cirúrgica, na qual gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo, no caso de gordura localizada e celulite ou na pele, no caso de flacidez, olheiras e estrias, utilizando-se um aparelho com uma agulha muito fina. Isso melhora a circulação e oxigenação dos tecidos promovendo benefícios estéticos. O método é extremamente simples, mas tem seus segredos. O nome "carboxi" se deve ao gás carbônico medicinal. 
O gás carbônico é infundido no corpo e promove tanto uma distensão mecânica dos tecidos como induz um aumento da circulação sanguínea local. Isso acarreta melhora da oxigenação tecidual e estimula a quebra de gordura dentro das células adiposas (lipólise).
Um outro efeito observado é sobre a chamada matriz extracelular (fibras que dão sustentação à pele). Ocorre um aumento da produção de fibras colágenas e elásticas e de moléculas responsáveis pela hidratação da pele.
O resultado é uma pele mais firme e mais hidratada e redução significativa da camada de gordura subctânea.


Quais são as aplicações da Carboxiterapia?


As aplicações mais populares da carboxiterapia são para o combate da celulite, gordura localizada e flacidez. Uma vez que a carboxiterapia também estimularia a formação de colágeno e novas fibras elásticas, ela também pode ser indicada para o tratamento de estrias, olheiras, e rejuvenescimento facial e corporal.


Quando pode-se notar os resultados da Carboxiterapia?


Os resultados da carboxiterapia são relativamente rápidos. Pode-se notar os efeitos da carboxiterapia depois da quarta aplicação. O tratamento costuma ser de 10 a 15 aplicações, geralmente com freqüência de 2 ou mais vezes por semana.


A carboxiterapia apresenta riscos?


Esclarecemos que a utilização correta da carboxiterapia não apresenta riscos nem efeitos colaterais. Porém é fundamental que a carboxiterapia seja feita por profissionais capacitados, fisioterapeutas, médicos. É possível aparecerem algumas pequenas manchas. A pessoa pode retornar às suas atividades normais ao final de cada sessão de carboxiterapia.


Técnica é usada desde década de 30


Infiltrar CO é uma técnica usada desde a década de 30, na França, no tratamento de doenças vasculares. Na estética, a técnica chegou recentemente e foi apresentada aos especialistas brasileiros por um fisioterapeuta italiano, durante o 1º Simpósio Internacional de Celulite, em Porto Alegre.Carboxiterapia é a novidade no mundo dos tratamentos estéticos, prometendo excelentes resultados de forma rápida e comprovadamente eficaz.

sábado, 23 de abril de 2011

Corrente Russa





A CORRENTE RUSSA ou ESTIMULAÇÃO RUSSA é o nome de tonificação muscular realizado através de um aparelho de eletroterapia capaz de promover a contratação muscular por meio de corrente elétrica.

Leva esse nome por ter sido desenvolvido na Rússia na década de 80, pois foi o verificado que os astronautas russos, ao retornarem da missão espacial, sofriam flacidez, atrofia e fadiga muscular. Observando esse quadro, cientistas desenvolveram essa corrente para solucionar o problema no menor tempo possível.

Equipamento com tecnologia de ponta, adotada pelos maiores centros de estética, é indolor e extremamente eficiente no tratamento de fortalecimento (HIPERTONIA) muscular e modelagem corporal.
As sessões duram cerca de 40 minutos podendo repetí-las em dias alternados. Indicação: Flacidez, Fortalecimento muscular, Reposicionamento abdominal no pós parto ou flacidez abdominal , favorecendo à diminuição de medidas pelo fortalecimento e definição muscular.  
A forma de usar a estimulação russa muda de acordo com a finalidade do tratamento, que é indicado para flacidez muscular dos glúteos, abdome, coxas, braços. Pode ser feito no pós-parto após emagrecimento, antes e depois de cirurgias plásticas. Em atletas recupera a força muscular, além de estimular o fluxo sangüíneo e linfático.
A CORRENTE RUSSA é capaz de remodelar o corpo, combatendo a flacidez, de várias origens de forma rápida e eficaz. Só para se ter uma idéia dez minutos de CORRENTE RUSSA sobre o abdome equivalem a 400 abdominais realizados de forma correta, pois, com o uso da corrente, há um recrutamento de 40% a mais das fibras musculares do que no exercício comum.


OUTRAS INDICAÇÕES: 

Hipotonia muscular de: 
° Abdome
° Glúteos ‘Membros inferiores ‘Membros superiores
° Interno de coxa

Fortalecimento e aumento de tônus muscular: 
° Pós-parto
° Pós-emagrecimento
° Pré e pós-lipoaspiração

Melhora da performance de atletas:
° Recuperação da força muscular
° Melhor rendimento
° Preparação para qualquer trabalho
° Reeducação postural
° Estimulação do fluxo sangüíneo e linfático


Este método surgiu como alternativa para a manutenção da massa muscular de astronautas, tendo sido estendido ao condicionamento de atletas e à área de estética.


A CORRENTE RUSSA é capaz de remodelar o corpo, combatendo a flacidez, de várias origens de forma rápida e eficaz. Só para se ter uma idéia dez minutos de CORRENTE RUSSA sobre o abdome equivalem a 400 abdominais realizados de forma correta, pois, com o uso da corrente, há um recrutamento de 40% a mais das fibras musculares do que no exercício comum.




A flacidez  provocada pela perda de elementos do tecido conjuntivo como fibroplastos, elastina e colágeno. Esta perda faz com que a rede de elementos se torne menos densa, tirando a firmeza entre as células. O problema da flacidez muscular e dos tecidos gera pontos anti-simétricos. Os tecidos se afrouxam, caem e sofrem um envelhecimento precoce. Alémm das causas anteriores, nádegas e mamas ainda sofrem o efeito da gravidade; isto  é  maior volume, maior peso, maior flacidez.
A flacidez muscular reflete diretamente nos tecidos adjacentes, provocando a perda de intimidade  entre os tecidos, isto  além  da textura do tecido conjuntivo. Estes aspectos facilitam intensamente o acúmulo de gorduras em  áreas flácidas.

Endermoterapia





É uma técnica aplicada através de um aparelho que realiza uma massagem profunda e estimula a circulação linfática, destruindo as células de gordura e dissolve os nódulos de celulite. Geralmente é realizada com auxílio de um aparelho que executa uma massagem melhorando o fluxo sanguíneo e a nutrição celular, possibilitando assim a eliminação de toxinas. Auxilia na redução de medidas e permite também uma reabsorção do edema entre as células e libera endorfina, o que faz com que o paciente tenha uma enorme sensação de bem-estar.

Vacuoterapia:

A vacuoterapia atua mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos. É uma técnica que podemos utilizar nos tratamentos faciais e corporais clássicos assim como no pré e pós-operatório, A utilização da vacuoterapia na estética pode e deve ser associada a outros procedimentos otimizando o resultado final do tratamento. Como exemplo, a utilização da vacuoterapia, após o uso do ultra-som e a carboxiterapia  nos tratamentos de fibro-edema-ginóide (celulite ).


VACUODERMO:. Sistema de geração de vácuo de alta vazão que permite a utilização de óleos e hidratantes especiais para maior segurança, conforto e precisão.
Vacuoterápia é Indicada para estética. Excelentes resultados!!!.

Indicações para o tratamento:

• Estimula a microcirculação cutânea.
• Dermotonificação.
• Rugas.
• Elimina toxinas (adsorção).
• Proporciona uma hipervascularização sanguínea.
• Atua na revitalização e tonificação tissular.
• Desinfiltra o interstício celular (edema).
• Acelera o movimento cinético epidérmico.
• Eficaz na drenagem linfática facial e corporal.
• Combate celulite e gordura localizada.
• Drenagem linfática facial e corporal.


Utilizando-se de pressão negativa, sendo que receptor de pressão tem suas paredes ativas, destinadas ao incremento circulatório, tanto venoso quanto linfático e ainda a "massoterapia por rolagem e palpação".Pode ser usado de duas formas diferentes, sendo movimentos para "quebra" da fibrose do tecido celulítico e movimentos para massageamento no sentido do retorno venoso e linfático.




Drenagem Linfática




Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade.

Com este artigo pretendo deixar mais claro em que consiste exatamente a Drenagem Linfática Manual e quais são as suas aplicações.

Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos Fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa.

Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados podia ser consequência da sua doença. Assim sendo, começaram a trabalhar sobre a pele de forma muito suave , tentando com os seus movimentos que os gânglios se recuperassem. Pouco a pouco verificaram que estes reduziam e o paciente recuperava a sua saúde.

Foram pioneiros a atrever-se a trabalhar sobre uma zona do corpo que estava vedada: os gânglios linfáticos. Hoje em dia não é aconselhável tratá-los em situações agudas mas sim recomendado em situações crónicas.

Para perceber melhor como é que uma massagem tão suave e lenta pode ser tão eficaz passo a explicar um pouco a fisiologia do sistema linfático.

sistema linfático é aberto, ao contrário do circulatório que é fechado e está formado por veias e artérias. Circula paralelamente às veias e segue o mesmo sentido. Começa no espaço que existe entre as células onde se formam os canais iniciais linfáticos, daí a linfa passa para os capilares linfáticos, e no seu percurso atravessa diferentes pontos onde se aglutinam os gânglios ou nódulos linfáticos.

Os vasos linfáticos encontram-se praticamente em todas as partes do nosso corpo, excepto nalgumas zonas do olho e do sistema nervoso central.

Ao contrário do sistema venoso e arterial, o sistema linfático não tem uma bomba que impulsione o seu fluxo, pelo que o seu mecanismo é totalmente diferente do circulatório.

A linfa forma-se principalmente a partir do liquido extracelular e tem uma cor amarelada ou transparente, é composta por água, proteínas, sais minerais, moléculas de gordura e contém leucócitos. Em alguns casos podem aparecer glóbulos vermelhos, uma vez que, quando fazemos um hematoma o sistema encarregue de recuperar os glóbulos vermelhos, não é o circulatório mas sim o sistema linfático.

Os gânglios são as estruturas fundamentais do sistema linfático, a linfa antes de regressar à corrente circulatória passa através destas estruturas que se situam em zonas estratégicas do corpo, tais como: a zona inguinal, axilas, poplítea, toda a zona abdominal,, no tórax, à volta dos intestinos, e principalmente à volta do pescoço. A sua principal função é filtrar a linfa antes de a devolver à corrente circulatória, eliminar toxinas e produzir anticorpos e linfócitos para combater qualquer agente patogénico que nos afecte.

DLM é uma massagem muito suave, e é fundamental saber para onde encaminhar a linfa. As pressões são muito suaves, lentas e ritmadas para dar impulso à linfa sem colapsar os vasos llinfáticos uma vez que, estes são muito estreitos. Nunca pode produzir dor, pelo contrário, produz uma sensação de relaxamento.

Uma das principais aplicações da DLM é nas pernas, uma vez que quando existem problemas circulatórios, sobretudo quando chega o calor, as pernas tendem a inchar e provocam pesadez. Também as grávidas beneficiam muito desta técnica uma vez que, a partir do 5º mês de gestação os tornozelos começam a inchar e a circulação torma-se mais deficiente.

Também é muito aconselhada no pós operatório, não só em cirurgias de estética como no campo oncológico como é o caso de uma mastectomia com extirpação dos gânglios axilares, para prevenir e tratar o linfoedema do braço.

São muitas as aplicações da DLM e sempre que seja realizada correctamente, os seus efeitos serão visíveis a longo prazo.

Com este artigo pretendo deixar claro em que consiste a drenagem linfática manual , pois muitas pessoas só conhecem a DLM para tratamentos de celulite e nem sabem que a sua aplicação na área terapeutica é fundamental, inclusive muitas vezes comentam que amigas suas já fizeram e ficaram com hematomas.

Quero deixar bem claro que isso em drenagem é impossivel, pelo contrário, utiliza-se para que a reabsorção dos tecidos no pós operatório seja mais rápida e nunca deve causar dor ou marcas no paciente.


Indicações para o Tratamento Da Drenagem Linfática Manual

Melhor oxigenação

Melhora a defesa e ação antiinflamatória

Aumento do potencial reparador

Dinamização de todos os processos catalisadores de uma boa cicatrização

A drenagem linfática manual é indicada nos seguintes casos:
Linfedemas

Lipedemas

Fleboedemas

Edemas pós-operatórios e pós-traumáticos

Edemas cíclicos idiopáticos, pré-menstruais, intragestacionais e outros

Tratamento ou prevenção de diversos distúrbios, seqüelas ou patologias que envolvem as áreas de angiologia, oncologia, ortopedia e traumatologia, reumatologia, ginecologia e obstetrícia, pré e pós cirurgias, ortomolecular, stress, esporte, estética, dentre tantas outras.

Pré e pós-cirurgia plástica

Tratamentos de revitalização facial

Retenção de líquidos

Celulite (hidrolipodistrofia);

Rejuvenescimento através da circulação – combate radicais livres;

Pré e pós operatório;

Má circulação sanguínea de retorno;

Musculatura tensa;

Tensão nervosa.